+55 (67) 3255-4356 | DÚVIDAS FREQUENTES

Dúvidas Frequentes

COMO FAÇO PARA CHEGAR A BONITO-MS?

AÉREO E TERRESTRE SAINDO DE CAMPO GRANDE

Existe a opção de chegar via aérea, pelo aeroporto de Campo Grande. Após desembarcar, o visitante optará pelo serviço de traslado até Bonito-MS (distância: 300km) em transporte compartilhado VAN (4 horas de viagem). É possível alugar um carro no aeroporto de Campo Grande (Essa opção se tornará econômica para mais de duas pessoas).


AÉREO E TERRESTRE SAINDO DO AEROPORTO DE BONITO

Outra opção é desembarcar no aeroporto de Bonito-MS, que fica localizado a 12km da cidade. Esse traslado do aeroporto até a cidade é realizado por vans ou táxis. Caso a opção seja por van, é bom sempre fazer a reserva com antecedência através da agência de turismo em Bonito. As companhias áreas Azul Linhas Aéreas: voo Campinas (VCP) – Bonito (BYO) – Campinas (VCP) e Gol (CGH) –Bonito (BYO) – mantêm voos regulares para o Aeroporto de Bonito.


TERRESTRE

  • Com veículo próprio até Bonito
    O Mato Grosso do Sul é interligado por estradas com os estados vizinhos (São Paulo, Paraná, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso), o que facilita a visita de pessoas dos demais estados brasileiros.
  • De ônibus até Bonito
    A rodoviária de Campo Grande está localizada a aproximadamente 12km do Aeroporto Internacional de Campo Grande. O trajeto até Bonito, através de transporte rodoviário tem duração de aproximadamente 6h.
  • É possível chegar a Bonito em veículo próprio através das fronteiras com Bolívia (Puerto Suarez-Corumbá) ou com o Paraguai (Ponta Porã-Pedro Juan Caballero).
    – Corumbá – Bonito 351 km.
    – Ponta Porã – Bonito 272 km.

HOSPEDAGEM EM BONITO-MS

Bonito possui aproximadamente 98 hospedagens (pousadas, hotéis, hostels, resorts, dentre outros), e aproximadamente 5.000 leitos além de inúmeras casas, apartamentos e flats disponível para aluguéis através do Airbnb Devido o fluxo de visitantes, o município assume a 2° posição no ranking de ocupação hoteleira do estado do Mato Grosso do Sul.

CLIQUE AQUI E VEJA AS OPÇÕES!

PASSEIOS EM BONITO-MS

Primeiramente, é importante saber que a cidade de Bonito possui um modelo de sistema de turismo diferenciado dos demais estados brasileiros. Por se tratar de uma cidade voltada para a prática do ecoturismo e turismo de aventura, foi realizado um estudo de viabilidade das áreas naturais que atualmente são produtos turísticos em potencial. Bonito e arredores possuem em média 45 atrativos que apresentam atividades como: flutuação, mergulho, rapel, grutas, arvorismo, boia cross, passeio de bote, trilha e cachoeira, cavalgada, bike, quadriciclo, dentre outros. Há também a opção de passeios no Pantanal Sul no qual abrange os municípios de Miranda, Aquidauana e Corumbá, com as seguintes atividades: cavalgada, safári fotográfico, chalana, focagem noturna, canoa canadense, pescaria e trilhas.

Para participar das atividades, o visitante deve adquirir o VOUCHER ÚNICO que é o ingresso comercializado somente nas agências de turismo credenciadas no município de Bonito.

As atividades têm limite de capacidade de carga diariamente e um número limitado de visitante por horário, permitindo assim, um controle de visitação. Em sua maioria possuem sistema de gestão de segurança (SGS) e boas práticas para o uso ecologicamente correto do meio ambiente. Dispõe de estruturas adequadas, desde a recepção até a operação do passeio, espaço para estacionamento (incluso) e local onde são prestadas todas as orientações pelo guia de turismo que estará no local aguardando o visitante no horário combinado.

O transporte é agendado separadamente, com opção de serviço compartilhado, que depende do itinerário a ser seguido diariamente. No caso de não haver o traslado compartilhado para determinado passeio no dia escolhido, deve-se optar pelo transporte privativo ou por outra data que haja transporte compartilhado. Para o visitante que desejar ir em transporte privativo disponibilizamos um mapa com a localização de todos os passeios existentes na região.

Em período de alta temporada, a procura pelo destino Bonito-MS é intensa. Portanto, pedimos aos clientes que programem sua viagem e agendem os passeios com antecedência para que não haja risco de perder a vaga no passeio desejado.

*Campo Grande- Bonito (vans):
Horários: 10h, 11h30, 15h, 17h30 e 20h

*Bonito- Campo Grande (vans):
Horários: 3h, 7h30, 10h, 12h, 18h30

É IMPORTANTE SABER...

  • Passeios agendados já incluem o guia de turismo local e os devidos equipamentos;
  • Os atrativos possuem quantitativo de atendimento diário, que é estabelecido de acordo com a legislação ambiental;
  • O acesso à maioria dos passeios é feito por estrada de terra e isso retarda um pouco o percurso e pode até dificultar o deslocamento em caso de fortes chuvas;
  • Para preservar a qualidade da água e a vida aquática, não é permitido o uso de protetor solar e repelente durante as flutuações;
  • Condições climáticas podem impedir ou dificultar a realização de alguns passeios. Neste caso, o valor pago pelo passeio cancelado é reembolsado. Nos meses de maio a agosto, geralmente as temperaturas diminuem.
  • Bonito possui fuso horário com -1h (menos uma hora) de Brasília-DF.
  • Em Bonito, há apenas os seguintes bancos: Brasil, Bradesco, Sicoob, Caixa Econômica e Sicredi.
  • Bonito não possui casa de câmbio. A troca de moeda geralmente ocorre em alguns pontos comerciais ou em algumas agências de turismo que fazem esta transação.
  • No período de alta temporada deve-se estar atento as regras de cancelamento de cada atrativo, pois em virtude da alta procura pelos ingressos é aplicada a prática de no-show (perda total do valor pago pelo passeio), caso o turista desista de realizar o passeio sem prévia comunicação em prazos estabelecidos pela administração dos atrativos.
  • Observar os valores dos passeios, pois há diferença de preço para alta e baixa temporada (AT/BT).
  • Todos os passeios estão sujeitos à alteração sem aviso prévio (confirmar com antecipação suas reservas com a agência de turismo).

O QUE LEVAR PARA OS PASSEIOS

GRUTAS: Uso obrigatório de tênis ou calçado antiderrapante. Recomenda-se usar roupas confortáveis e levar repelente e protetor. É obrigatório o uso de capacete durante todo o percurso. Obs.: chegar com antecedência de 15 minutos do horário de início do passeio. Fatores climáticos podem causar a interdição do passeio no momento de sua realização.

FLUTUAÇÃO: Usar roupas leves, levar roupa de banho, calçado confortável ou sandália, toalha, máquina fotográfica e dinheiro para consumos extras. Proibido o uso de repelente e protetor solar e recomenda-se evitar usar joias durante a flutuação.

TRILHAS E CACHOEIRAS: Usar roupas leves, levar roupa de banho, calçado confortável (preferência: tênis ou papete), sandália, toalha, chapéu, óculos de sol, máquina fotográfica e dinheiro para consumos extras.

Recomenda-se o uso de repelente e protetor solar durante o passeio.

Obs.: No passeio Boca da Onça Ecotur é obrigatório o uso de tênis ou calçado antiderrapante fechado.

BALNEÁRIOS: Usar roupas leves, levar roupa de banho, toalha, sandália, óculos escuro, máquina fotográfica, protetor solar, repelente e dinheiro para consumos extras, pois alguns dos balneários não possuem máquina de cartão de crédito.

QUADRICICLO: Usar roupas leves (não é aconselhável usar jeans), calça comprida, agasalho nos dias de frio ou à noite. Obrigatório o uso de calçado fechado tipo tênis ou bota da caminhada. Levar repelente e protetor solar.

Chegar com o mínimo de 15 minutos de antecedência para o passeio, pois é necessário o preenchimento antecipado de formulários do passeio e receber instruções necessárias a sua realização. Faz-se rápida avaliação antes do início do passeio.

Idade mínima para conduzir 16 anos completos com autorização por escrito do responsável legal e documento. Obrigatório apresentar documento com foto.

AVENTURA: O que levar: roupas leves (se possível levar roupas extras), roupa de banho, tênis ou calçado antiderrapante, toalha, máquina fotográfica e dinheiro para consumos extras. Recomenda-se o uso de repelente e protetor solar durante o passeio.

CAVALGADA: Recomendado: roupas leves, calçado fechado, uso de protetor solar e repelente. Para a cavalgada no Parque Ecológico, levar roupa de banho, e para a Cavalgada do Peão (passeio noturno), casaco.

Crianças de 05 a 08 anos, o passeio é free, podendo a criança realizar o passeio na garupa do responsável legal ou do monitor

Restrições: mulheres sabidamente grávidas ou em tratamento médico para engravidar; pessoas com deficiência, cuja deficiência implique na impossibilidade de operar adequadamente o quadriciclo; pessoas que tenham ingerido bebida alcoólica, estejam visivelmente embriagadas ou tenham feito uso de substâncias entorpecentes; ou ainda com fraturas ou cirurgias recentes.

PANTANAL – FAZENDA SAN FRANCISCO – 161 km: Usar roupas leves (verão), levar chapéu ou boné, repelente e protetor solar. Para a focagem noturna ou dias de frio, levar casaco, calça comprida, roupa de banho, toalha, sapato fechado (2 pares por precaução, caso um molhe) máquina fotográfica, dinheiro para consumos extras. Evitar roupas escuras, pois atraem mosquitos.

ABISMO ANHUMAS – 23 km

Check-point: é realizado com um ou dois dias de antecedência da data do passeio. Trata-se de uma breve entrevista para conhecer o perfil do cliente, provar equipamentos e agendar o horário no passeio.

Dia do passeio: Para as mulheres: ir com roupa de banho, calça colada (legging), de preferência duas, usar meia de cano longo e blusa de algodão com gola bem fechada. Calçado: tênis ou bota de caminhada. Levar mochila com toalha e casaco de frio.

Para os homens: roupa de banho, bermuda, calça de moletom ou outro tecido maleável, blusa de algodão com gola bem fechada e meia de cano longo.